segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Violência no Meio Escolar

Cada vez mais os adolescentes se envolvem em violência na escola, quer como vitimas; como provocadores; quer com duplo envolvimento. Dizem-se que os rapazes envolvem-se mais em actos de violência na escola quer como provocadores ou como vitimas. Este envolvimento em actos de violência parece ter mais pico nos rapazes de 13 anos, embora os mais novos de 11 anos também terem os mesmos actos mas fazendo-se de vítimas. Estes jovens que se envolvem nestes actos de violência apresentam um perfil de afastamento em relação à casa, á família, e à escola, e aparecendo em grupos de amigos com quem se dão fora e depois da escola, o que lhes leva em maus caminhos, depois apresentam também com mais frequência no envolvimento com experimentação de consumo de álcool, tabaco e envolvimento em lutas e porte de armas. Os jovens que têm estes actos de violência sentem-se mal com eles próprios fisicamente e psicologicamente e referem mais frequentemente não sentirem felizes bem como não se sentem seguros na própria escola e dizem também que é muito difícil arranjarem amigos e até mesmo não terem amigos.
Mas não quer dizer que até as próprias raparigas também não se envolvam nestes actos de violência.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009


Conhecimento do mundo do trabalho e das profissões e educação para o Empreendedorismo

Certamente todos os jovens que queiram construir um futuro garantido, passam por esta decisão instável e repleta de dúvidas: "Qual a profissão que eu possa escolher onde esteja bem sucedido?"
O nosso trabalho apela exactamente para esta questão. Muitos jovens têm o desejo de passarem por "experiências de profissões" a fim de saberem o que lhes espera. Contudo eles não podem fazer tudo sozinhos e é aí que entram em acção os ensinos que proporcionam uma base de apoio. Através de pessoas instruídas (professores), os estudantes podem desenvolver competências que facilitam a escolha da vocação.
Não só as pessoas instruídas para estes casos oferecem-nos mais hipóteses para um futuro melhor, mas também os que nos acompanham ao longo da vida, como os nossos pais.
A escolha é difícil, mas com apoios e capacidades que vamos adquirindo, e o mais importante, a nossa força de vontade, tudo será mais fácil.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Educação Rodoviária

O seu principal objectivo é sensibilizar todas as pessoas que se encontrem em contacto com a circulação rodoviária, pondo em prática o código da estrada e regras de segurança.
Perante os perigos, nem todas as pessoas reagem da mesma forma, como por exemplo, as crianças que não têm a mesma noção que os adultos e os idosos, pois devido à idade não têm o mesmo tempo de reacção.
Existem algumas normas que podes pôr em prática em quanto te encontras na rua:
- Utilizar o cinto de segurança sempre que estamos dentro de uma viatura;
- Respeitar os sinais de trânsito enquanto peões ou condutores;
- Respeitar os limites de velocidade, que variam consoante o lugar onde nos encontramos;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, drogas, ou qualquer outra substância que possa afectar o condutor. (Entre outras).
É importante que nos respeitemos mutuamente, reduzindo assim a sinistralidade nas estradas.
Resumo do nosso tema:

.O nosso tema "Educação Ambiental" fala dos tipos de poluição, que são os seguintes:

.Poluiçãio do solo-é provocada pelos lixos que as pessoas depositam no chão da sua casa, no jardim, na praia, no pinhal e nas matas por causa dos piqueniques;

Poluição da água-é provocada pelos lixos que as pessoas depositam no chão da sua casa, no jardim, na praia, no pinhal e nas matas por causa dos piqueniques;

Poluição do ar-é a principal causa das chuvas ácidas e da diminuição da camada de ozono e do aquecimento global é causada pela contaminação do ar provocada pelo fumo saído pelas chaminés das fabricas, pelos fumos de escape e muito mais:

Poluição sonora-é provocada por máquinas, electrodomésticos, música, automóveis. O aumento de ruídos no ambiente que nos rodeia provocou uma nova forma de poluição. O barulho dos aviões que passam no ar;

Poluição luminosa-é causada pelos excessivos raios luminosos artificiais existentes nas cidades e também do mau uso destes mesmos.

Isto provoca muitos problemas como a poluição, aquecimento global, chuvas ácidas, etc. Mas também podem ser resolvidos com a reciclegem e evitar fazer as causas da poluição-

Mas também fala da importância da educação das crianças para combater a poluição e ajudar o Ambiente.

Educação para os Média

A educação para os média tem como objectivo educar para os média, ou seja, ajudar os alunos a compreender o seu trabalho para poder aplicá-lo no seu dia-a-dia, através da imprensa escolar.

  • Com a imprensa escolar os alunos desenvolvem atitudes e capacidades tais como:
    Trabalhar em equipa;
    Adquirir e desenvolver espírito crítico;
    Exercitar a liberdade de expressão;
    Etc.…
  • As finalidades da educação para os média são as seguintes:
    Promover a formação de leitores activos;
    Preparar exploradores autónomos;
    Contribuir para a formação de produtores de mensagens em diversos suportes.

Direitos Humanos

O que são os Direitos Humanos?

Os Direitos humanos são os direitos e liberdades que todos os seres humanos devem possuir. Estes consistem na liberdade de expressão e na igualdade perante a lei, sem eles, a pessoa não é capaz de se desenvolver e de participar completamente na vida.

Quais são esses direitos?

Direitos civis – são: o direito à igualdade pe­rante a lei; o direito a um julgamento justo; o direito à liberdade de opinião; entre outros.

Direitos políticos – são: o direito à liberda­de de reunido; o direito de associação; o direito de votar e de ser votado; o direito de pertencer a um partido político: o direi­to de participar num movimento social, entre outros.

Direitos sociais – são: o direito à assistência social; o direito ao atendimento de saúde e tantos outros direitos neste sentido.

Direitos culturais – são: o direito à educa­ção; o direito de participar na vida cultural; o direito ao progresso científico e tecno­lógico; entre outros.

Direitos económicos – são: o direito à mora­dia; o direito ao trabalho; o direito à terra, o direito às leis trabalhistas e outros.

Direitos ambientais – são: os direitos de protecção, preservação e recuperação do meio ambien­te, utilizando recursos naturais sustentáveis.

Existem várias definiçãoes para a Educação para a Sustentabilidade:

· Wikipedia: Sustentabilidade é um conceito sistémico, relacionado com a continuidade dos aspectos económicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade.

· Dicionários: capacidade de ser sustentável, mesmo parecendo repetitivo este conceito quando aplicado em relação à acção humana frente ao meio ambiente em que vive é plenamente compreendido e se assenta como uma luva.

· Relatório da Comissão Brundtland: “O desenvolvimento sustentável satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras poderem também satisfazer as suas.”

Assim, pode-se entender como a capacidade de usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta
através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim.